A Nova Democracia

inicio Nº 69 Lutas de libertação nacional
Lutas de libertação nacional PDF Imprimir E-mail
-   

Afeganistão

Resistência ataca a principal base  ianque no Sul do Afeganistão

19-a.jpg (550×309)
Camponeses afegãos protestam contra o assassinato de três civis

No dia 3 de agosto, guerrilheiros da resistência afegã atacaram a base aérea de Kandahar, ferindo um soldado e dois civis.

Após este ataque, houve um enfrentamento de mais de uma hora de duração entre a resistência e os invasores ianques.

Zalmai Ayobi, porta-voz do governo títere de Kandahar, foi obrigado a reconhecer que este ato heroico da resistência foi empreendido audaciosamente por apenas seis guerrilheiros.

Esta base de Kandahar funciona como aeroporto militar e se localiza na periferia de Kandahar, a terceira maior cidade do país. Em 22 de maio e 4 de junho últimos esta mesma base foi alvo de disparos de foguetes da resistência.

Camponeses afegãos protestam contra invasão 

No dia 12 de agosto centenas de camponeses afegãos bloquearam  uma estrada no leste do país em protesto contra o assassinato de três civis durante uma operação das forças invasoras comandadas pelo exército ianque.

Mais de 300 pessoas se reuniram no mercado de Sayed Abad, na província de Wardak, e tomaram as ruas gritando "morte ao USA, fora ianques!".

Resistência bombardeia invasores

Ataques a bomba realizados pela resistência mataram pelo menos seis policiais e três militares ianques no último dia 17 de agosto no distrito de Shindand, na província de Herat, oeste do Afeganistão.

Os três soldados ianques morreram em duas explosões e os seis policiais afegãos foram envenenados e baleados em Kandahar.

Iraque

Ataque à base de recrutamento ianque em Bagdá

Um contundente ataque da resistência iraquiana deixou pelo menos 57 recrutas e soldados mortos e 123 feridos em 17 de agosto último. Esta base de recrutamento de mercenários iraquianos fica próxima à praça de Maidan, no centro de Bagdá. 

Caxemira

A Caxemira pertence aos caxemires!

19-b.jpg (550×287)
Caxemires protestam após o assassinato de quatro pessoas pela repressão

No último dia 13 de agosto, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas da Caxemira para protestar contra a interferência e agressão militar do Estado fascista da Índia, que ocupa a região desde 1949.

A população se revoltou após as forças de repressão do Estado indiano terem disparado e matado quatro pessoas e ferido 31.

19-c.jpg (350×350)
Policial se protege das massas

Em Bombai, cidade localizada ao noroeste da capital Srinagar, paramilitares abriram fogo contra a população enfurecida que atacava polícia indiana com pedras.

Ao menos 57 pessoas já morreram nos últimos dois meses em violentos protestos entre as tropas intervencionistas indianas e grupos que defendem a independência completa da Caxemira.

Share/Save/Bookmark
 


CONHEÇA NOSSOS LIVROS


Timó-Thmoskhenko - O subversivo que cruzou a fronteira

De Rogério Morais e Carlos Thmoskhenlo de Sales

Timó-Thmoskhenko: um personagem que traz consigo o relato do idealismo de jovens egressos da universidade, desvendando o mito idealizado pelos militares do terrorista-assassino que deveria ser banido da sociedade. 146 páginas

R$ 20,00 + postagem*

jeremias-blog

AND agora tem conteúdo exclusivo para assinantes

Digite nome de usuário e senha para ter acesso a todos os artigos



blog


visitantes : 10332790