Os professores mexicanos estão em greve há mais de um mês. Eles são contrários a uma lei recém-aprovada que modifica a carreira.

http://www.anovademocracia.com.br/118/17a.jpg
Professores mexicanos estão em greve há mais de um mês.

Os professores estão permanentemente mobilizados em grande parte do país, principalmente na capital, Cidade do México, e em Oaxaca, ao sul, desde 19 de agosto. Em 23 de setembro, marcharam do Monumento da Revolução, onde quase dez mil docentes estão acampados, até a secretaria de governo para exigir a abertura de uma mesa nacional de negociação.

Os protestos, marchas, bloqueios de ruas, ocupação de prédios públicos se espalharam por 25 estados mexicanos, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

Para o próximo dois de outubro é esperada uma grande mobilização em todo o país, com protestos na capital e em outras cidades. Os professores estão recebendo o apoio de várias organizações sociais e da população mexicana, principalmente do movimento estudantil.

Entre os dias 18 e 20 de outubro, a CNTE realizou uma greve cívica nacional. A intenção era se contrapor à Lei Geral de Serviço Profissional Docente (LGSPD), que determina que qualquer professor que falte três dias sem justificativa será automaticamente demitido.

Negociação

Supostamente, os dirigentes sindicais fizeram um acordo com o governo, no último 20 de setembro, para o fim da greve e do acampamento na capital mexicana. Os professores deveriam retornar às suas cidades e repor os mais de 25 dias de paralisação. Mas as bases não aceitaram a decisão e convocaram a categoria a radicalizar os protestos, já que não houve avanços significativos nas negociações.

Conteúdo exclusivo para assinantes
    • “O novo proletariado é a base dos protestos da juventude”

      Quando o AND buscou um encontro com o Prof. Ricardo Antunes a nossa preocupação maior era discutir sobre os baixos índices de desemprego divulgados pelo gerenciamento de Dilma Rousseff. A conversa, entretanto, foi desenvolvendo-se de modo a abranger vários aspectos...

    • RO: Audiência Pública exige investigação e punição dos assassinos de Renato Nathan

      Movimentos populares acompanharam a audiência Em 9 de abril, foi realizada, na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, uma Audiência Pública a respeito do Inquérito 070/2012, DP de Buritis/RO, referente ao assassinato do dirigente camponês Renato Nathan...

    • Favela da Telerj: “Não queremos Copa, queremos casa!”

      No dia da desocupação, moradores da Telerj enfrentaram, com coragem, o choque da PM No dia 31 de março, a equipe de reportagem de A Nova Democracia foi à recém-criada Favela da Telerj, no bairro do Engenho Novo, zona Norte do Rio de Janeiro. Poucas horas antes da...

    • A doença senil do oportunismo

      A reação do oportunismo aos artigos que temos publicado nesta e em outras páginas de AND, denunciando a farsa eleitoral no Brasil e conclamando ao boicote da mesma, é como se fosse o samba de uma nota só. Escudando-se na importante obra de Lenin, Esquerdismo, a doença...

    • Exército brasileiro: força de ocupação interna

      Cenas da ocupação da Maré pelas forças armadas reacionárias “Quando o Ministério da Defesa apresenta justificativas de que a “missão de paz” é uma das prioridades da atual Política de Defesa Nacional, que preconiza a maior inserção do país no âmbito das Nações Unidas e...

    • Ucrânia: agravamento das disputas interimperialistas aponta para nova guerra mundial

      “Ou a revolução conjura a guerra mundial ou a guerra mundial atiça a revolução” Tanques russos na região da Criméia Cresce em todo o mundo a tensão diante das constantes provocações, ameaças e agressões imperialistas capitaneadas pelo USA contra outros povos e nações...

TELERJ: Guarda Municipal atira gás lacrimogêneo contra mulheres e crianças
TELERJ: Guarda Municipal atira gás lacrimogêneo contra mulheres e criançasTELERJ: Guarda municipal ataca manifestantes acampados em frente à PrefeituraFavela da TELERJ: Infelizmente, a rua agora é a nossa casa!
AND agora tem conteúdo exclusivo para assinantes
Digite nome de usuário e senha para ter acesso a todos os artigos

Visitantes:
16068666
Apoie A Nova Democracia

jeremias-blogDurante seus 9 anos de existência, disponibilizamos todo o conteúdo do jornal A Nova Democracia na página da internet sem qualquer custo aos leitores.

Divulgamos as notícias que a imprensa do imperialismo, da grande burguesia e do latifúndio escondem: revelamos que este sistema podre de exploração e opressão dos povos está em crise, demonstramos com fatos a luta de resistência dos povos, damos voz à autêntica cultura popular, denunciamos os crimes do Estado contra o povo, exaltamos a luta e as realizações das classes trabalhadoras.

Para prosseguirmos e avançarmos com o esse trabalho, pedimos o apoio de nossos leitores para que apoiem efetivamente a imprensa popular e democrática, colaborando materialmente para sua manutenção.

Qualquer quantia, somada ao apoio de outros leitores, significará um grande apoio à luta por desenvolver uma imprensa à serviço da luta do povo brasileiro por uma nova economia, uma nova política, uma nova cultura, enfim, uma Nova Democracia. 

Clique aqui e veja as várias maneiras de fazer sua doação de qualquer valor