Venezuela: vitória pífia que pode cair de "Maduro"

http://www.anovademocracia.com.br/109/20a.jpg

A vitória apertada de Nicolás Maduro sobre seu rival, Henrique Capriles, deixa claro, mais uma vez, que o caudilhismo e o carisma não são um legado facilmente transferível.

A América Latina pode contar centenas de caudilhos que passearam por sua história. Hugo Chávez Frías, sem dúvida, ocupou um lugar excepcional nessa lista inesgotável. Depois de quatorze anos de hegemonia, Chávez construiu um estilo burocrático, quase inédito em uma Venezuela cuja grande parte da história esteve manejada pelo imperialismo ianque. Ele se permitiu falar ao USA em forma de bravatas, ainda que mantivesse vigorosos vínculos comerciais devido à indústria petrolífera e mantivesse aquele país como seu principal cliente.

Chávez também colocou "no bolso" um grande número de venezuelanos devido as suas muito incensadas políticas de "redistribuição social", asseguradas por parte dos recursos da renda do petróleo. Estas políticas foram incrementadas pelos altos preços praticados no mercado internacional e, assim, puderam chegar às camadas populares, construindo uma série de redes clientelistas estatais que garantiam a robustez do governo carismático de Chávez.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin