
Participantes lêem AND.
O Núcleo Cultural Força Ativa realizou importante debate no dia 1° de setembro, que reuniu vários coletivos culturais de diversos bairros de São Paulo. O evento ocorreu na Biblioteca Solano Trindade, em Cidade Tiradentes, Zona Leste da capital paulista, e teve entre os debatedores o professor Fausto Arruda, presidente do conselho editorial do jornal A Nova Democracia, e José Francisco Neto, do jornal Brasil de Fato.

AND participou de ato do "Núcleo Cultural Força Ativa".
Entre uma apresentação cultural e outra, exibição de filmes, danças e músicas, os debatedores se revezaram nos temas da atualidade da situação política nacional: as jornadas de protesto popular que se iniciaram em junho e continuam em vários estados, a necessidade da existência de uma imprensa popular e democrática, além de temas que atingem direta e particularmente as populações das periferias das grandes cidades, como a criminalização da pobreza, o genocídio da juventude pobre, o racismo e, claro, as manifestações culturais cujos expoentes estavam também presentes, participando do debate.

Racismo e criminalização da pobreza foram temas de debate.
A participação do público foi decisiva para que o debate passasse a tratar dos problemas da periferia, não se concentrando apenas nas questões mais gerais. Essa, aliás, mostrou ser uma demanda urgente, já que na maior parte do tempo organizações oportunistas e eleitoreiras tentam se apropriar da revolta das massas para seus fins reformistas.