Nota da Redação de AND: Publicamos a seguir um resumo do importante artigo produzido pelo periódico El Pueblo, do Chile, em celebração do 95º aniversário de fundação do Partido Comunista do Chile, em 2 de janeiro de 1922, marco histórico para o proletariado e povo chilenos.
Luis Emilio Recabarren, dirigente comunista chileno
O mestre Recabarren à cabeça da linha vermelha
Em 30 de agosto de 1918, o Partido Operário Socialista (POS) levou a cabo seu II Congresso em Antofagasta. Foi um congresso com luta de duas linhas, onde a linha vermelha, com Luis Emilio Recabarren à cabeça, deixou claro que o caminho a seguir era o que traçava a Rússia Soviética, que havia, pouco menos de um ano, mediante luta armada, conquistado o poder operário e camponês.
Em 1919 estalou uma crise econômica e política no país. O imperialismo ianque, urgido por conter o avanço na luta de classes no Chile, pôs a Alessandri – representante da fração compradora da grande burguesia – a administrar a crise.
A luta de classes se desenvolvia no interior do POS como luta de duas linhas. A linha vermelha do mestre Recabarren impulsionou o estudo e a discussão das 21 condições estabelecidas pela Internacional Comunista (também chamada Terceira Internacional) para aderir-se a ela.
Em 25 de dezembro de 1920, o III Congresso do POS, efetuado em Valparaíso, estabelece: “A Revolução Russa e o regime dos Sovietes que substituiu o Estado capitalista na Rússia merece todas suas simpatias e, portanto, resolve aderir à Terceira Internacional de Moscou [...] Fica autorizado ao Comitê Executivo Nacional (do POS) de comunicar-se com o Escritório da Terceira Internacional de Moscou e gestar nosso ingresso [...]”.
Junto à autorização ao Comitê Executivo Nacional para gestar o ingresso do POS à Internacional Comunista, o POS elaborou uma Declaração de Princípios onde sublinha que a finalidade do Partido é a abolição do sistema capitalista, que o Partido deve ser cada vez mais revolucionário e que, para isso, deve depurar-se dos elementos vacilantes e oportunistas.
A classe operária do Chile se constitui em Partido Comunista
Nos dias 1º e 2 de janeiro de 1922 se levou a cabo, em Rancagua, o IV Congresso do POS, que se transformou no I Congresso do Partido Comunista do Chile. Dias que representam um marco para a classe e povo do Chile, como parte do proletariado e dos povos do mundo. Sob a chefatura do mestre Luis Emilio Recabarren, o proletariado deu o salto à constituição do Partido Comunista – Seção Chilena da Internacional Comunista.