Uma investigação sobre o sequestro e tortura de um cacique mapuche foi encerrada pelo Ministério Público do velho Estado chileno, no dia 19 de maio. Organizações mapuches denunciam o fato, que escancara a conivência e indica a participação policial nos bandos armados do latifúndio no país.

Em junho de 2016, o cacique mapuche Victor Queipul foi sequestrado e torturado por policiais na cidade de Traiguen, em Araucanía. Ele foi vendado, posto em uma caminhonete e, amarrado, foi ameaçado e torturado, numa vã tentativa de intimidar a retomada de terras dos mapuches na região.
“Hoje é um marco de injustiça, onde abrem-se as portas ao sequestro político contra os mapuches e deixa claro que nós não podemos confiar nas instituições do Estado. É claro que estamos com raiva”, declarou Rodrigo Curipan, cacique da área retomada Lof Rankilko.
NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.
Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.
Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.
Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui