Em 25 de junho, pelo menos seis agentes policiais ficaram feridos e quatro pessoas foram detidas durante manifestação que ocorreu em Londres, capital da Inglaterra, contra o assassinato do jovem português Edir da Costa, de 25 anos, devido ao uso desproporcional de força por parte da polícia. Edir, que morava no país há 21 anos, estava internado desde 15 de junho e faleceu quatro dias antes do protesto por causa dos ferimentos.
Manifestantes enfrentam a polícia em Londres,25/06 | Foto: Lauren Hurley/PA Images
A manifestação começou em Forest Gate e se alastrou até a região de Stratford. Houve repressão e os manifestantes enfrentaram-na contundentemente chegando a erguer barricadas em chamas.
Segundo relatos publicados pelo monopólio de imprensa, o jovem estava num carro com duas pessoas quando foi abordado pelos policiais, que alegaram que o veículo era suspeito de estar envolvido num roubo.
Ginario da Costa, pai de Edir, afirmou que seu filho teria resistido contra a injusta abordagem porque não tinha envolvimento nenhum com tal crime. Os agentes, então, lançaram gás de pimenta e colocaram o joelho em cima de sua garganta.
Tomaram parte nos protestos, negros e imigrantes que, diariamente, sofrem com as inúmeras mazelas que lhes são impostas pelas “autoridades” desse Estado imperialista.
Edir da Costa