A família do Professor GN Saibaba denunciou a piora significativa do seu quadro de saúde neste mês de julho. Saibaba está preso na Penitenciária Central de Nagpur e sendo-lhe negado tratamento à crise de pancreatite aguda, constatada antes mesmo da sua prisão em março deste ano, e está sofrendo de problemas cardíacos.
Vipin Kumar/Hindustan Times
Destacado democrata defensor dos povos da Índia e do mundo
O Prof. GN Saibaba é um destacado democrata que condena publicamente as atrocidades da Operação “Caçada Verde” movida pelo Estado indiano para expulsar camponeses e populações tribais com violência, sob o manto de “guerra contra os maoistas”. Por sua atividade, Saibaba foi condenado em março deste ano a prisão perpétua, sob a acusação de “ser maoista”.
A Índia é um país estratégico para a exploração por parte de mineradoras e outras atividades extrativistas, o que entra em agudo antagonismo com as populações tribais e camponesas que lutam e resistem pelo seu direito à terra.
Denúncias de familiares
Segundo denuncia a sua família, a saúde de Saibaba se deteriora a cada dia. Além da pancreatite aguda, o destacado democrata não tem o movimento de 90% do corpo e passa por problemas cardíacos.
“No último mês, Saibaba esteve inconsciente duas vezes na cadeia. No último mês de julho, dentro de dois dias, esteve inconsciente quatro vezes. Sofreu palpitações cardíacas, dor no peito e dor pancreática severa. Os órgãos vitais do Professor estão agora severamente danificados devido a falta de medicamentos e tratamento adequado”, informam os familiares.