Na tarde de 14/08, o Acampamento Padre Josimo foi incendiado criminosamente no município de Carrasco Bonito, na conflituosa região do Bico do Papagaio (TO). O ataque deixou um rastro de 50 barracos, uma grande quantidade de alimentos queimados e algumas famílias perderam todos os seus pertences.
Barracas e alimentos queimados em ataque de pistoleiros
Os camponeses ligados ao MST denunciaram que vinham recebendo ameaças nos dias anteriores ao incêndio por parte de latifundiários e políticos locais. Esse foi o segundo incêndio no acampamento nos últimos anos.
“O Incra tem sido extremamente inoperante e tem se colocado totalmente contra os sem-terra, inclusive criminalizando o movimento e dando total apoio aos grileiros, que há mais de dois anos aterrorizam os acampados”, denunciou Antônia Bandeira, ativista do MST.
O acampamento conta com cerca de 80 famílias, situando-se em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) criado na década de 1990, no qual um conluio de latifundiários, empresários e políticos buscam expulsar as famílias e se apropriar das terras.