As dezenas de famílias do Acampamento Nova Cachoeirinha seguem ocupando as terras da fazenda Vera Cruz e resistindo à perseguição do latifúndio e da polícia em Verdelândia (MG).

Camponeses retomam terras de Cachoeirinha
Os camponeses que retomaram as terras do latifúndio Vera Cruz, organizados pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Norte de Minas e Sul da Bahia, são os continuadores e legítimos herdeiros da Heroica Resistência dos Posseiros de Cachoeirinha, que neste ano celebrou o seu cinquentenário. A fazenda Vera Cruz foi formada a partir do roubo de terras dos camponeses na década de 1960 pela ação criminosa de policiais e pistoleiros chefiados pelo coronel Georgino Jorge de Souza, do 10° Batalhão da PM de Montes Claros, durante o regime militar fascista.
Em nota, a LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia denuncia que “os latifundiários da região estão se unindo e armando pistoleiros para fazer um novo massacre”. Segundo os camponeses, bandos de pistoleiros circulam fortemente armados a plena luz do dia sem serem incomodados pelos policiais, além de estarem agenciando outros pistoleiros no município de Nova Porteirinha.
“Somente através da Revolução Agrária, através das tomadas e corte das terras pelos próprios camponeses, com apoio e solidariedade dos democratas e honestos de bem de nosso país é que os antigos posseiros e seus descendentes têm encontrado solução para esta contradição. Essas são as terras que mil vezes roubadas, mil vezes serão retomadas pelos camponeses!”, afirmou a LCP na nota.