Igor Mendes lança livro ‘A pequena prisão’

Será lançado em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos meses de setembro e outubro, o livro A pequena prisão, escrito pelo militante popular Igor Mendes. O livro trará um relato sobre os seis meses em que este bravo defensor dos direitos do povo esteve preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, criminalizado por ter tomado parte nas grandes manifestações de 2013/2014.

Enquanto preso político, Igor ficou encarcerado por seis meses
Enquanto preso político, Igor ficou encarcerado por seis meses

Nestes anos, a juventude combatente carioca se organizou para lutar contra as medidas antipovo da gerência estadual de Sérgio Cabral/PMDB, criou a Frente Independente Popular (FIP) e realizou a vitoriosa campanha “Não vai ter Copa!”, que sacudiu a cidade. Em resposta à combatividade da juventude, as classes dominantes — que na época tinham Dilma Rousseff/PT na gerência de seu velho Estado — desencadearam uma onda de perseguições e prisões de ativistas, contando com o apoio das instâncias do judiciário e do monopólio da imprensa. Essa campanha reacionária resultou na prisão e perseguição de 23 ativistas na véspera da final da Copa da Fifa em 2014, processo que prossegue até hoje.

Igor, um dos 23 indiciados e que havia ficado foragido em junho, foi preso em dezembro de 2014 num processo político sentenciado pelo juiz Flávio Itabaiana, com base em uma “medida cautelar” que tinha por objetivo proibir o jovem de participar de manifestações públicas. O jovem ficou 6 meses e 22 dias encarcerado na condição de preso político e uma intensa campanha por sua liberdade foi feita em todo o Brasil e no exterior.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

A Professora Adjunta de Criminologia da Faculdade de Direito da UERJ e Secretária Executiva do Instituto Carioca de Criminologia (ICC), Vera Malaguti, autora do prefácio do livro, descreve-o como “um grande livro sobre a pequena prisão”. No texto, a Professora Vera aponta: “A pequena prisão é talvez o mais importante livro brasileiro de criminologia dos últimos tempos. Tudo o que tentamos descrever como o sistema penitenciário brasileiro aparece aqui como uma verdade encarnada nos corpos dos seres humanos com que Igor conviveu em Bangu”.

Com enorme satisfação, a reportagem de AND acompanhará os lançamentos: dias 23 e 24/09, no Sesc Ipiranga, em São Paulo; e em outubro, no Rio de Janeiro, data e local a confirmar.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin