BA e CE: Povo luta pela água e contra o latifúndio

Mais de cinco mil pessoas lotaram o ginásio de esporte do município de Correntina (BA) para debater o acesso e o uso da água na região do oeste da Bahia em uma audiência pública, no dia 1º de dezembro, organizada pelo Ministério Público Estadual.

Protesto contra apropriação de água por monopólios
Protesto contra apropriação de água por monopólios

Durante a audiência foi defendida a suspensão de novas outorgas do uso da água para o latifúndio (agronegócio) e a revisão das outorgas já concedidas. "Nosso rio está sendo dizimado pelas empresas estrangeiras e nós estamos na rua para denunciar e exigir providências do governo", destacou o morador da região, Edelson Alves.

Também foram denunciados os abusos cometidos pela Polícia Civil na condução da investigação da ação do dia 2 de novembro, que resultou na destruição do sistema de irrigação de latifúndios. Os moradores de Correntina denunciaram que a polícia tem se baseado no relato de pistoleiros da região.

"Se hoje, com sessenta anos, eu for preso pela luta das águas, uma luta que vai beneficiar muita gente, podem me prender que eu vou satisfeito.", afirmou o camponês Juscelino, que mora em uma das margens do rio Arrojado, centro da disputa entre as massas populares e o latifúndio (agronegócio).

BA - Correntina - Foto do MAB
BA - Correntina - Foto do MAB

No Ceará, manifestantes bloquearam a Estrada da Pedra com uma barricada com troncos e pneus em chamas no dia 7 de dezembro, em protesto contra o projeto da gerência estadual de uso das águas da Lagamar do Cauípe, na comunidade conhecida como Coqueiro, no município de Caucaia.

Após o bloqueio da estrada, os manifestantes ocuparam o canteiro de obras do projeto de captação da água da lagoa que se encontra em construção, visando abastecer as empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, ambos na região metropolitana de Fortaleza.

Os moradores da região denunciam que o projeto de retirada da água do Lagamar do Cauípe não apresenta estudos de impacto ambiental e viola o direito de abastecimento da população local.

CE - Protesto contra obra no lagamar do Caupe
CE - Protesto contra obra no lagamar do Caupe

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin