PA: Despejos mobilizam camponeses

Uma série de mandados de reintegração de posse emitidos pelo judiciário está ameaçando vários acampamentos no sul e sudeste do Pará, o que tem gerado uma intensa mobilização dos camponeses para barrar os despejos. Alguns despejos já foram realizados em novembro e dezembro e outros estão agendados para ocorrer nos primeiros meses de 2018.

Comissão Pastoral da Terra
Camponeses bloqueiam estrada que dá acesso ao Acampamento Hugo Chávez
Camponeses bloqueiam estrada que dá acesso ao Acampamento Hugo Chávez

As casas, criações de animais e lavouras das famílias camponesas, produtos de intensa luta e trabalho, correm o risco de ser destruídas e os camponeses lançados na beira da estrada pela série de mandados de reintegração emitidos pelo judiciário do velho Estado, que escancara o seu caráter de instrumento mantenedor dos interesses da grande burguesia e do latifúndio.

Despejos e ataque de pistoleiros

Um grande aparato policial foi mobilizado pelo gerente estadual Simão Jatene/PSDB para despejar as 362 famílias do Acampamento Hugo Chávez, ligado ao MST, no dia 14 de dezembro em Marabá.

Os camponeses ocupavam desde junho de 2014 às terras da fazenda Santa Tereza, onde plantaram abóbora, hortaliças, mandioca e milho, além de construírem a Escola Municipal Luís Carlos Miranda Gomes, que atende 180 estudantes. As famílias se alojaram no Assentamento 26 de Março também do MST situado em Marabá.

O Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar, com base em ameaças e intimidações, realizou o cumprimento do mandado de reintegração de posse expedido pelo juiz da 3ª Região Agrária de Marabá, Amarildo José Mazutti, em benefício do latifundiário Rafael Saldanha de Camargo, pretenso proprietário da fazenda Santa Tereza.

Camponeses bloqueiam estrada que dá acesso ao Acampamento Hugo Chávez

Manifestantes chegaram a bloquear a ponte sobre o rio Itacaiúnas, em Marabá, no dia 13 de dezembro exigindo a suspensão do mandado de reintegração de posse contra o Acampamento Hugo Chávez.

Três dias antes do despejo, pistoleiros fortemente armados atacaram as famílias do Acampamento Hugo Chávez. Segundo relatos dos camponeses a Comissão Pastoral da Terra (CPT), por volta de 16h30 os pistoleiros abordaram e intimidaram integrantes do acampamento em uma estrada de acesso ao local. Horas depois, os pistoleiros em três caminhonete pararam em frente à guarita do acampamento e efetuaram disparos, causando correria e pânico entre os camponeses, mas ninguém saiu ferido.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin