A Polícia Ambiental prendeu cinco guarani no município de Itaipu, oeste do Paraná, no dia 14 de março. Os indígenas foram presos arbitrariamente quando retornavam para a sua aldeia após retirarem taquara (um tipo de bambu nativo) de uma ilha formada pelo lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu para a confecção de produtos artesanais e construção de moradias.
Marcos Labana

Indígenas presos por cortar bambu
Os guarani foram enviados para a delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, sendo autuados injustamente por cometerem o “crime” de “destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração”.
Em janeiro do ano passado, os guarani retomaram a ilha, chamada por eles de tekoha Mokoi Joegua, após 35 anos de expulsão por parte da Itaipu.
NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.
Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.
Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.
Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui