No distrito de Dantewada, estado de Chhattisgarh, uma coluna maoista de aproximadamente 150 revolucionários empreenderam ação de sabotagem contra instalações da Corporação Nacional de Desenvolvimento de Minerais (CNDM). Explosivos foram utilizados para destruir as instalações de bombeamento e um veículo da empresa. Os trabalhadores foram mantidos em segurança e liberados.
Também no distrito de Dantewada, é relatado que unidades do Exército Popular Guerrilheiro de Libertação (EGPL) destruíram uma parte da ferrovia na rota de Visakhapatnam-Kirandul, bloqueando o tráfego de trens na área.
As ações fazem parte da “Semana dos Mártires”, celebrada e organizada pelo Partido Comunista da Índia (Maoista), entre os dias 28 de julho e 3 de agosto.
Outras ações
Como parte da “Semana dos Mártires”, maoistas distribuíram panfletos e fixaram inúmeros cartazes informando sobre a Greve Geral (bandh) convocada nos estados de Jharkhand e Bihar, no dia 3 de agosto. A greve ocorreu no último dia da “Semana dos Mártires”, segundo noticiou o Blog RedsPark. Os cartazes vermelhos que foram encontrados nos estados vizinhos conclamaram categoricamente o povo para protestar contra a Operação “Caçada Verde” da polícia em áreas maoistas. Os cartazes também pediram aos habitantes locais que se unissem ao Partido Comunista da Índia (Maoista) em grande número, para vingar os assassinatos de ativistas revolucionários.
Em outra ação no dia 02/08, o PCI (Maoista) colocou cartazes na parede de um templo de Shiva em Kalyansinghpur, estado de Orissa, chamando as massas que residem nas colinas de Niyamgiri para se oporem à conspiração do governo em entregar a área para companhias privadas. Nesses cartazes, os revolucionários fizeram um chamado ao povo de Rayagada e Kalahandi para ocuparem as colinas de Niyamgiri em oposição ao governo do estado e à polícia do distrito, que têm tentado suprimir o Movimento Popular em Niyamgiri e entregar o rico alumínio da região de colina para a companhia Vedanta Aluminium Ltd.
Também fez parte da “Semana dos Mártires” um grande acampamento na área de Ralegada, fronteira de Andhra-Odisha, em Malkangiri, no último sábado, 28/07, sob a supervisão do dirigente maoista Rabana.