AM: Famílias são expulsas de assentamento

No dia 15 de fevereiro, 14 famílias que vivem desde 1970 na área chamada Gleba Nova Axioma Redenção, localizada no município de Boca do Acre, estado do Amazonas, foram covardemente despejadas pela Polícia Militar (PM) e um bando paramilitar, que destruíram casas, cercas e plantações dos camponeses durante o ataque.

Segundo relatos dos camponeses, a PM chegou por volta das 8 horas da manhã junto com 15 paramilitares que se diziam “funcionários” do latifundiário que pleiteia a posse da área e a advogada do mesmo. O grupo contava também com um oficial de justiça. Além de expulsar as famílias, o bando destruiu as plantações, cortou cercas para que as criações de animais fugissem, e incendiou quatro casas. O seringueiro Edmilson Agostinho de Paula, sua esposa Maria Antonia e o filho de cinco anos, que não estavam diretamente envolvidos neste conflito agrário em âmbito judicial, também foram despejados, ao que Maria foi ameaçada de prisão ao tentar demonstrar o erro grotesco.

O pedido de despejo foi feito pelo latifundiário Alysson Pereira de Lima, que diz ter uma fazenda (“Fazenda Monte Horeb”) dentro da Gleba. No entanto, a área pertence à União e configura como assentamento definido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A Gleba Nova Axioma Redenção, com cerca de 76 mil hectares, comporta mais de 200 famílias desde 1970. Contudo, elas nunca receberam o título definitivo das suas terras. 

A ordem de despejo em favor do latifundiário foi emitida pelo juiz Otávio Augusto Ferraro, da Comarca de Boca do Acre, mesmo sem ter apresentado documentos de posse das terras fazenda. Há relatos sobre a existência de cerca de seis registros de propriedade sobrepostos em Boca do Acre.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin