Mestre e cidadão samba

Alegre e otimista, Mestre Conga cresceu apreciando as ricas manifestações culturais das Minas Gerais e participando de congados, causa do seu apelido. Brasileiro pobre, filho de analfabetos, operário de uma fábrica de sapatos, perdeu a visão de um olho em acidente de trabalho, mas jamais o sonho de viver daquilo que ama. Paralelo à labuta, dedicou sua vida à escola de samba que fundou com companheiros, e hoje, aos 84 anos, é um dos sambistas maduros do grupo Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte.

75/11-b.jpg

— Sou natural de Ponte Nova, Zona da Mata mineira, mas vim morar na capital com uns 5 anos de idade. Éramos muito pobres, uma vida bem sofrida mesmo. Minha mãe era doméstica e meu pai foi trabalhar de cocheiro de padaria, tomando conta das mulas e burros. Naquele tempo, 1935/36, se entregava pão e leite nas carroças. Mais tarde se empregou em uma lenharia, trabalho pesado, mas, sendo analfabeto, não tinha outra opção — lembra Mestre Conga.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin