Com o objetivo de fortalecer o teatro do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a RCT — Rede de Coletivos Teatrais, reúne grupos de teatro locais, a maioria com muitas dificuldades financeiras, para lutar em prol das artes cênicas na região.
Entre os inimigos, além da falta de recursos para montar até um espetáculo simples, está a grande evasão de jovens, obrigados a deixar a região para estudar fora, já que não há cursos de teatro, dança ou música em todo o Vale, apesar do local ser conhecido em todo o país como de grande riqueza cultural.
— A RCT se reuniu pela primeira vez em 2008, quando os grupos de teatro daqui, após chegarem da III Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, em São Paulo, sentiram a necessidade de se unir para fortalecer o nosso teatro. A proposta da rede é uma gestão de baixo para cima, ou seja, dos grupos para os grupos, onde os membros da diretoria recentemente formada nada mais são do que idealizadores, ponderadores e concretizadores — fala Luciano Silveira, presidente a rede.
— Todavia, as veredas são estreitas e íngremes, temos que caminhar de mãos dadas para não pisar em falso.