
Dezenas de camponeses sem-terra do município de Jacira (144 Km ao sul de Cuiabá) ergueram barricadas bloqueando a BR-364 em protesto pela desapropriação de terras na região, na manhã do dia 20 de dezembro.
A BR-364 é a principal via que corta o estado do Mato Grosso, ligando a capital mato-grossense aos estados de Goiás e Rondônia.
Os camponeses denunciam que as verbas destinadas a concessão das terras para as famílias da região teriam sido desviados para outra região, por decisão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Durante o ato, os manifestantes exigiram a presença de representantes do órgão no local.
No dia anterior (19) os camponeses da região haviam feito outro protesto semelhante entre os Municípios de Rondonópolis e Pedra Preta, cortando com pneus em chamas a mesma rodovia. Na ocasião mais de 30 pessoas participaram da manifestação.
NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.
Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.
Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.
Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui