Willen Marques é um catador de materiais recicláveis morador da cidade do Rio de Janeiro. Na tarde de 3 de janeiro, foi abordado por dois policiais militares enquanto realizava o seu trabalho, que o obrigou a apagar a frase “Se eu pudesse reciclaria todos os políticos”, escrita em sua carroça. “Essa frase está afrontando o governo. Pode, não. Apaga ou a gente apreende tua carroça”, teriam dito.
Mesmo se comprometendo a apagar a frase, o catador foi conduzido até a delegacia, onde foi liberado apenas após a confirmação de não haver nenhum antecedente criminal.
A carroça de Willen havia sido customizada através do projeto Pimp My Carroça. Mundano, o artista responsável pelo graffiti, se manifestou nas redes sociais:
“Hoje fiquei sabendo da censura do meu trabalho, que para mim não é novidade e a enxergo como um elogio. O que me chamou a atenção é que os mesmos policias veem essa frase há anos, só agora ordenaram que fosse apagada”.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.
Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.
Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.
Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui