RJ: 200 famílias protestam contra leilão de terreno onde vivem

Um protesto realizado por 250 famílias, no dia 22 de janeiro, fechou a RJ-158, que liga Campos dos Goytacazes a São Fidélis, cidades do norte do estado do Rio de Janeiro. Os manifestantes são moradores e ex-funcionários da Usina Santa Cruz, no bairro Santa Cruz, em Campos dos Goytacazes. Eles lutam contra o leilão do terreno da antiga açucareira, que está marcado para o dia 4 de fevereiro.

Os protestantes levaram faixas e cartazes contra a realização do leilão e contra a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, que segundo os moradores, emitiu em 2012 um decreto para a desapropriação das casas e o repasse dos valores para os moradores da usina.

Segundo Kátia Vieira, uma das moradoras do local, ela e os demais moradores não receberam uma notificação prévia da desocupação das casas. Ainda segundo a moradora, somente no dia 21 de janeiro, que o local foi medido, faixas foram coladas e informações sobre o leilão da usina foram entregues aos moradores.

A moradora ainda diz que os moradores e ex-funcionários da empresa, não tem para onde ir e que até hoje a direção da usina não pagou sequer a rescisão do contrato de trabalho aos antigos funcionários.

"A grande maioria que mora aqui é ex-funcionário da usina que sequer receberam seus direitos trabalhista quando a usina fechou. Agora querem leiloar a usina, mas e o nosso dinheiro? Se eu recebesse o que me devem, já tinha comprado uma casa pra mim, mas preciso receber pelo que trabalhei" relatou Esmael Serpa, de 49 anos, ele é ex-funcionário da Usina. O homem ainda disse que a usina deixou de pagá-lo direitos trabalhistas e que os valores ultrapassam R$ 100 mil reais. 

A moradora ainda diz que os moradores e ex-funcionários da empresa, não tem para onde ir e que até hoje a direção da usina não pagou sequer a rescisão do contrato de trabalho aos antigos funcionários.

O leilão faz parte do processo de recuperação judicial da Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA), que foi proprietária da usina.

A antiga usina de cana de açúcar está desativada a mais de 10 anos e a maioria das pessoas que residem no local são familiares de antigos funcionários da empresa. O local é ocupado pelos familiares desde 1940.

Moradores lutam contra leilão de usina desativada. Foto: Campos 24horas

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin