SP: Estudantes protestam contra a implantação do EaD e privatização da UNIFESP

A- A A+

Reproduzimos aqui nota da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de SP sobre um ato contra o Ensino Remoto, ocorrido no dia 31 de julho:

No dia 31 de julho, estudantes e o Centro Acadêmico de Pedagogia foram até a Reitoria da Unifesp em protesto contra o Ensino Remoto que está sendo implantado na universidade. Uma grande atividade presencial foi convocada pelo CA para exigir uma reunião com a Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e reivindicar o direito ao trancamento sem perda de bolsas e auxílios. No ato, foram confeccionaram cartazes e faixas, que depois foram colados na porta e nas grades do prédio.


As mobilizações têm se intensificado cada vez mais e surgem como uma resposta dos estudantes pelo descaso da reitoria. Há semanas os estudantes enviaram um abaixo-assinado contra o EaD e reivindicando uma reunião. E até o momento não receberam nenhuma resposta. O manifesto denunciava a maneira pela qual o EaD está sendo imposto pela gestão da universidade, silenciando todas as manifestações contrárias de estudantes e professores. O texto também exigia o direito ao trancamento do semestre sem perda de direitos. Atualmente, os estudantes se encontram em meio a uma chantagem, sendo obrigados a aderir ao EaD, pois, caso realizarem o trancamento, perderão suas bolsas e auxílios, seu único sustento em meio a pandemia.



Os manifestantes souberam através de um dos funcionários que o pro-reitor se encontrava no prédio naquele dia, entretanto, quando adentram o prédio e requisitaram a reunião, disseram que ele estava ausente. Ora, será que se escondeu para não receber os estudantes? Como alternativa, a recepção sugeriu enviar mais um email como forma de entrar em contato.


O Centro Acadêmico enviará o email exigindo a reunião novamente, juntamente com fotos do protesto. Entretanto, uma coisa fica clara: as mobilizações estudantis não podem mais ficar reféns apenas da internet e redes sociais, os estudantes precisam levar sua indignação e revolta para as ruas! Chega de sermos ignorados e chantageados! Vamos elevar nossas reivindicações com protestos combativos para pressionar a reitoria e exigindo nossos direitos!

ABAIXO AS ADES E O EAD NA UNIFESP!

PELO DIREITO AO TRANCAMENTO SEM PERDA DE BOLSAS E AUXÍLIOS!
CONTRA A PRECARIZAÇÃO E A PRIVATIZAÇÃO: DEFENDER AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS COM UNHAS E DENTES!

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza