Os ocupantes organizaram um mutirão para a limpeza do prédio. Fonte: Coletivo RIA
No dia 26 de Setembro completou-se 1 mês desde a ocupação de um edifício abandonado em Taguatinga, no Distrito Federal, pelos integrantes do Coletivo Resistência Internacional de Artistas (RIA). Os artistas pretendem construir uma casa cultural no local.
O prédio ocupado, que fora concedido ao Governo do Distrito Federal, para o funcionamento do Comando de Policiamento Regional da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), estava abandonado há pelo menos 4 anos, com sua estrutura completamente danificada. O edifício se encontra em Taguatinga Sul, uma área marcada pela especulação imobiliária e pela presença de prédios abandonados.
Em entrevista ao jornal AND, os integrantes do RIA afirmaram que o coletivo é formado por artistas circenses, músicos e grafiteiros, sendo muitos deles imigrantes de diferentes países da América do Sul. O RIA surgiu com a proposta de organizar artistas de rua que já habitavam e trabalhavam na região, muitos já experientes com este tipo de iniciativa. No momento, cerca de 16 pessoas estão presentes ocupando o edifício, mas muitas outras participam diariamente prestando solidariedade à causa.
Uma horta foi plantada pelos ocupantes nos arredores do edifício. Fonte: Coletivo RIA
Segundo os integrantes do RIA, a ideia de ocupar o edifício surgiu da necessidade de um espaço para os artistas treinarem, bem como a falta de uma escola popular de artes na região. “A gente pretende construir esse espaço cultural para realizar oficinas de circo, estêncil, aulas de idiomas, de malabares e de música”, contou ao AND uma das integrantes do coletivo.
Com essa proposta, os ocupantes protocolaram um documento direcionado à Administração Regional de Taguatinga, solicitando uma autorização de uso do prédio para a construção da casa de cultura, mas ainda não obtiveram resposta das autoridades.
Outras iniciativas populares estão prestando solidariedade à ocupação do Coletivo RIA. A ocupação de moradia do Mercado Sul, também em Taguatinga, auxiliou os ocupantes em relação ao pedido de concessão à Administração.
O Comitê Sanitário de Defesa Popular (CSDP) do DF e Entorno realizou a entrega de 50 kits com produtos de limpeza e higiene pessoal. Nesta ação também foram entregues exemplares de AND.
Kits distribuídos pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular. Fonte: CSDP - DF