Bolsonaro posa com Neymar; o jogador foi acusado de estupro em 2019. Foto: Reprodução Twitter
Em meio a diminuição do auxilio emergencial, e a falta de investimento na saúde durante a crise da Covid-19 e discursos de falta de caixa, o Governo Federal negociou a compra dos direitos de transmissão da partida de futebol entre as seleções do Peru e do Brasil no dia 13 de outubro.
Os valores não foram divulgados, porém o que se sabe é que o monopólio de imprensa Globo desistiu da transmissão pois a Federação Peruana de Futebol (FPF) com o intermédio da empresa espanhola Mediapro, pediu o valor de R$ 14 milhões para ceder o direitos, e a milionária empresa brasileira desistiu da negociação por considerar o valor alto demais. Com isso o jogo não iria ser transmitido para a TV aberta, contudo às 19h50 o presidente da corrupta Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, comunicou a ao secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, que conseguiu negociar os direitos, com isso, ele atendeu a uma ordem dada pelo próprio governo Bolsonaro, que viu no jogo uma forma de auto promoção da imagem do presidente. A partir de então, foi montada uma operação para que o jogo que aconteceu às 21h, fosse transmitido pela estatal TV Brasil.
Iniciada a transmissão, o narrador, André Marques e o comentarista, Márcio Guedes, fizeram questão de exaltar o presidente fascista Bolsonaro e o Governo Federal pelo "esforço" feito para transmitir o jogo da seleção da CBF. Durante a transmissão foi mandado abraço especial para Jair Bolsonaro, além de o narrador ler uma nota oficial do governo, no texto ele fala "Em nome da Secretaria Especial de Comunicação Social da Empresa Brasil de Comunicação e do secretário Fábio Wajngarten, agradecemos à CBF, nas pessoas do presidente Rogário Caboclo, do secretário-geral Walter Feldman e do diretor Eduardo Zerbini. E um abraço especial também ao presidente Jair Bolsonaro, que está assistindo ao jogo".
Ainda aproveitando-se da audiência, no intervalo da partida houve propagandas positivas para o governo, como as sanções feitas pelo fascista Bolsonaro, e um vídeo do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, falando sobre as queimadas no Pantanal. A transmissão da partida foi muito comemorada pelos governistas, tanto que no Twitter o fascista filho Eduardo Bolsonaro escreveu "Se @tvbrasilgov não tivesse sido sagaz e fechado a transmissão de Peru x Brasil ficaríamos sem ver esse jogo em tv aberta".
Segundo especialista, o uso da Empresa Brasileira de Comunicações (EBC), responsável pela TV Brasil, pode acarretar crime de responsabilidade do presidente "pela Constituição, a publicidade oficial deve ter caráter educativo, informativo e social. Não pode ter promoção do agente público ou de qualquer outro servidor, como o presidente ou um ministro", afirmou Thiago Lima Breus, professor adjunto de Direito Administrativo e Gestão Pública da UFPR, em entrevista ao site do monopólio de imprensa UOL.
Apelando para o populismo barato, Bolsonaro segue a cartilha da corja da qual faz parte, assim como o execrável general Emílio Garrastazu Médici, que usou da seleção de futebol durante os anos 70 para alavancar o regime militar fascista, o fascista júnior tenta com menos destreza repetir o método reacionário para encobrir sua incompetência e o desastre que é o seu governo.
Médici posa ao lado Pelé que foi usado como garoto propaganda durante o regime militar