MG: Sindicato Marreta liberta cinco operários de cativeiro em Contagem

Local em que os trabalhadores dormiam. Foto: Reprodução.

Membros do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Belo Horizonte e Região – MARRETA arrebentaram um cativeiro e libertaram, no dia 5 de janeiro, cinco operários que eram mantidos em condições degradantes dentro de uma casa tida como “alojamento”, na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Os trabalhadores foram resgatados após denúncias serem feitas ao sindicato. No local em que os operários viviam, desde o dia 9 de junho, não tinha cama, comida, material de limpeza, higiene e água potável. A casa está localizada na rua dos Maristas, n° 305, no bairro Bandeirantes, em Contagem. O imóvel é alugado pela empresa Preventivo Telhados LTDA (Rossi Serviços).

Os operários são oriundos de cidades do interior de Minas como Montes Claros, Jequitinhonha, Sete Lagoas e Ribeirão das Neves, relataram que já vêm sendo submetidos a condições de trabalho degradantes há anos. Como quando participaram de uma obra em Sete Lagoas, onde tiveram que ir até a rodoviária da cidade para carregar os celulares já que no alojamento em que estavam não havia energia elétrica.

Segundo Homero Santana, um dos proletários, um dos donos da empresa Rossi Serviços, chamado André, ligou para o funcionário, após o mesmo pedir comida aos empregadores, e disse que iria mandar tiro em quem estivesse denunciando as péssimas condições de trabalho e moradia.

Segundo Vilson Valdez, vice-presidente do Sindicato da Construção, a entidade já registrou um boletim de ocorrência contra empresa e André por conta do crime de ameaça e comunicou o fato ao Ministério Público do Trabalho, segundo o Marreta as condições a que os operários estão submetidos se enquadram no crime de trabalho análogo a escravidão, com dependência econômica, e com dividas constantes entre empregado e empregadores (semiservidão). 

Ainda segundo o sindicato, o contrato de trabalho tem que ser feito no local de moradia, o trabalhador tem que receber adiantamento até o dia 20 e pagamento até o dia 5 de cada mês, além de ter direito a receber uma cesta básica e kit alojamento, coisa que não acontece no caso em questão.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin