Veículo blindado da PM cai em quintal e destrói casa no Morro do Urubu, na zona norte do Rio. Foto: Reprodução.
O governo do estado do Rio de Janeiro, aprovou a compra de 15 carros blindados, “caveirões” para a Polícia Militar. Os veículos têm o preço unitário de R$ 652,5 mil, e no total custarão quase R$ 10 milhões aos cofres públicos.
Os caveirões são conhecidos como símbolo da repressão policial nas favelas do Rio, o veículo tem blindagem nível 3, pneus com gel e capacidade para transportar 10 pessoas. Um carro de combate empregado contra as massas populares do Rio.
Em um caso esdrúxulo, um caveirão caiu em cima de uma casa, no Morro do Urubu, em Piedade, na zona norte, no dia 13 de março. Sendo a PM, o veículo tentava subir em uma rua íngreme no alto da comunidade, quando caiu no quintal da casa.
Este fato demonstra o quão inapropriado é este veículo para lugares íngremes e com casas coladas umas nas outras , como são as maiorias das favelas do Rio. Em 2019, uma grande revolta eclodiu na Cidade de Deus, após um caveirão destruir várias moradias precárias (barracos) durante uma operação no local conhecido como Brejo. Na ocasião, moradores utilizaram cinco ônibus para fechar via como forma de protesto.
Pandemia
Enquanto aprova verbas milionárias para incremento da repressão, o governador em exercício, Claudio Castro, vetou no dia 1 de março um projeto de lei que autorizava a compra de vacinas diretamente pelo governo do Rio, para não depender do demorado Plano Nacional de Imunização, do governo federal. O governador alegou “falta de verbas”.
Enquanto isso, 35 mil cariocas já perderam a vida por conta da Covid - 19, e mais de 600 mil pessoas já contraíram o vírus, segundo números oficiais. Esse cenário caótico é fruto também do fracasso premeditado dos Hospitais de Campanha geridos pelo governo estadual, com a maioria sem ter saído do papel, e com os que funcionaram recebendo diversas denúncias de sucateamento, superfaturamento e desvio de verbas.