Missão de solidariedade reforça campanha de apoio ao Acampamento Manoel Ribeiro

Reproduzimos abaixo matéria publicada pelo Jornal Resistência Camponesa onde é relatada a Missão de solidariedade ao Acampamento Manoel Ribeiro, em Rondônia, realizada por ativistas e entidades democráticas.

Democratas participam de Assembleia Popular organizada por camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro durante Missão de Solidariedade. Foto: Resistência Camponesa.

Uma importante missão de solidariedade promovida pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) em conjunto com a Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo) visitou o Acampamento Manoel Ribeiro e áreas camponesas vizinhas – região onde em 1995 ocorreu a heroica resistência camponesa conhecida como “Massacre de Corumbiara” – nos últimos dias 06 e 07 de abril.

Advogados, jornalistas, pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), entidades de classe, além de professores, estudantes e ativistas vindos de Porto Velho levaram doações e coletaram denúncias dos camponeses que se mantém mais firmes do que nunca diante dos covardes ataques das polícias do governador reacionário Marcos Rocha e seu Secretário de Segurança carniceiro de Santa Elina, José Hélio Cysneiros Pachá.

Advogados denunciaram que, ao chegar próximo do acampamento, tiveram a placa de seu veículo fotografada por policiais à paisana.

Em uma assembleia popular organizada pelos camponeses, os apoiadores ouviram os relatos dos acampados que expuseram detalhes dos crimes cometidos pela polícia durante as sucessivas tentativas de despejo. Os defensores dos direitos do povo também esclareceram a situação de ilegalidade do cerco contra o acampamento e das terras griladas pelo latifundiário empregador de pistoleiros Antônio Borges Afonso, vulgo “Toninho Miséria”.

Os membros da missão também estiveram nas cidades de Corumbiara, Cerejeiras, Colorado do Oeste e Vilhena onde repercutiram através das rádios e emissoras locais as denúncias feitas pelos camponeses. Também estiveram em reunião com o Ministério Público Estadual (MPE) em Vilhena.

A missão segue os trabalhos em Colorado do Oeste aguardando outros democratas e outras entidades que estão a caminho, se deslocando de outras regiões do país.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin