Trabalhadores, estudantes e integrantes de movimentos populares fecharam uma via que leva ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, capital do estado de Alagoas. O protesto foi em repúdio à visita do presidente fascista, Jair Bolsonaro, à cidade, no dia 13 de maio.
Por volta das 6h da manhã, manifestantes fecharam com barricadas feitas de pneus incendiados um viaduto que dá acesso ao aeroporto. Os trabalhadores levavam faixas e cartazes e gritavam palavras como genocida, fascista e etc.
A Polícia Militar (PM) reprimiu os manifestantes e disparou tiros de balas de borracha e lançou bombas de gás lacrimogêneo contra os mesmos.
Bolsonaro foi recebido no aeroporto por um grupo de apoiadores. Sem máscara, como de costume, o presidente provocou novamente aglomeração e circulou em carreata pela capital alagoana.
Inauguração de obras já utilizadas
Oficialmente, Bolsonaro foi até o estado de Alagoas para “inaugurar” três obras: a primeira foi de moradias, e a segunda foi um viaduto entre a BR-104 e a BR-316, ambas em Maceió. A terceira foi um novo trecho do Canal do Sertão Alagoano, em São José da Tapera, interior do estado. O fato é que as duas últimas obras já haviam sido inauguradas e já estavam funcionando. O viaduto é utilizado desde dezembro de 2020 e o canal desde 2018.