Novas ações de internacionalismo em apoio à Liga dos Camponeses Pobres foram realizadas entre o final de julho e a segunda semana de agosto na Colômbia, Finlândia e Estados Unidos (USA).
Finlândia: Ativistas realizam manifestação em solidariedade à LCP
Ativistas revolucionários realizaram mais uma vez em Tampere, a segunda maior cidade da Finlândia, no dia 31 de julho, uma manifestação em solidariedade internacional com o movimento camponês revolucionário brasileiro, representado pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP).
Em frente à prefeitura da cidade foi feita uma agitação e montada uma mesa informativa com fotos da história e atualidade do movimento camponês revolucionário brasileiro, além da crescente campanha de solidariedade internacional.
A agitação também denunciou contundentemente a prisão dos quatro camponeses presos de Rondônia num processo farsante (Ezequiel, Luis Carlos, Estefane e Ricardo), e exigiu sua libertação imediata. As falas também falaram sobre a situação dos camponeses pobres no Brasil e mostrou que apoiar a luta dos camponeses pobres é crucial para transformar a ordem vigente, pois “todo o atual sistema imperialista mundial é construído sobre a exploração e opressão do terceiro mundo…”.
A mesa e a agitação chamaram a atenção e vários transeuntes pegaram os panfletos e ficaram para conversar com os ativistas. Muitos expressaram diretamente seu apoio ao movimento revolucionário brasileiro e à campanha de solidariedade.
O evento também atraiu a atenção de uma patrulha policial que acabara de aparecer durante a fala e pegou um panfleto, além de fazer perguntas aos ativistas.
Após cerca de 40 minutos, o evento terminou com a palavra de ordem: Viva a LCP!.
Ativistas finlandeses realizam manifestação em solidariedade à LCP em frente à prefeitura de Tampere. Foto: https://uusibrasilia.wordpress.com/
Ativistas colombianos demonstram solidariedade à LCP em meio aos protestos populares
Jovens e organizações democráticas e populares na localidade de Ponto de Renascimento, próximo ao Portal da Resistência, local onde se realizam as manifestações ao sul de Bogotá, realizaram um vídeo de saudação à LCP, divulgado no dia 28/07, junto da seguinte Nota:
Enviamos uma saudação calorosa e combativa aos companheiros camponeses e da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) que resistem no Brasil, sabemos que a luta pela terra é fundamental na Colômbia e no Brasil, assim como nos países oprimidos pelo imperialismo, pois para conquistar nossos direitos e nossa liberdade é necessário pôr um fim ao latifúndio, sabemos também que a tomada de terras na fazenda Santa Elina tem sido exemplar, onde resistiram ao banho de sangue e à repressão exercida pelos reacionários e assassinos do povo Bolsonaro, Marcos Rocha e Cisneros Pacha, que merecem todo nosso ódio, assim como os assassinos do povo aqui na Colômbia que tentaram afogar em sangue a Grande Greve Nacional, mas antes destas ações criminosas, nós, o Povo, dizemos que não vamos parar de lutar nem aqui nem em qualquer outro lugar do mundo pela terra e por nossos direitos.
Também queremos enfatizar a importância e a necessidade da revolução agrária nos países oprimidos, que os camponeses pobres tomem a terra dos latifundiários que causam sua miséria e desgraça e o atraso da nação, que destruam o latifúndio, que distribuam a terra e que continuem a se organizar para expulsar o imperialismo e para construir uma nova sociedade.
TERRA PARA QUEM A TRABALHA, LUTEMOS PARA RECUPERÁ-LA E FAÇAMOS UMA REVOLUÇÃO AGRÁRIA NO MUNDO!
VIVA A LIGA DOS CAMPONESES POBRES DO BRASIL E SUA LUTA PELA TERRA!”
Estadunidenses seguem com intensa propaganda em defesa da LCP
No USA, pichações em apoio à LCP como Viva LCP! foram realizadas nas cidades de Pittsburgh (Pensilvânia), Kansas City (Missouri) e Austin (Texas).