MG: Moradores incendeiam carro da Saneouro em Ouro Preto

Carro da empresa Saneouro foi incendiando por moradores. Foto: Banco de Dados AND

Moradores incendiaram um carro da empresa Saneouro que tentava instalar hidrômetros no bairro Pocinho. O ato em protesto ocorreu no dia 28 de setembro em Ouro Preto, estado de Minas Gerais. O veículo ficou totalmente destruído pelas chamas.

Está em curso uma luta travada entre o povo de Ouro preto e a empresa multinacional Saneouro. A empresa de capital sulcoreano conta com o apoio da prefeitura para privatizar a água da cidade. E o povo conta com organizações populares que têm, incansavelmente, realizado assembleias, protestos, manifestações, tudo no sentido de conscientizar os moradores de Ouro Preto acerca do quão prejudicial será a instalação de hidrômetros.

Quando um carro da empresa chega a algum bairro, é prontamente expulso pelos moradores que fecham todas as entradas da localidade.

Diante disso, no dia 20/09, uma equipe da Saneouro foi até o bairro Vila Aparecida acompanhada de policiais militares (PMs) no objetivo de intimidar e reprimir os trabalhadores que não deixassem os técnicos da empresa instalarem os hidrômetros.

PMs acompanharam técnicos da Saneouro durante tentativa de instalação de hidrômetro no intuito de reprimir trabalhadores. Foto: Banco de Dados AND

Porém os moradores estavam organizados e decididos a resistir. Nem mesmo a presença dos PMs fez com que o povo deixasse que os hidrômetros fossem instalados. Ao contrário, os moradores além de barrarem a instalação, fizeram ainda uma ação de resposta à empresa, incendiando um veículo uma semana após a tentativa de repressão.

Os moradores se opõem veementemente à atuação da Saneouro, indicando que seria um passo no sentido da privatização da água. Além disso, os moradores defendem que a água não deve ser alvo de cobranças tarifárias. Com isso, organizados pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular (CSDP), muitos moradores ao longo de todo o ano de 2021 lutam contra a privatização. Para isso organizam protestos, elaboram manifestos e se estruturam para impedir a instalação dos hidrômetros nos bairros, para que a Saneouro não cobre altas taxas pelo consumo da água e vá embora da cidade.

Ação dos moradores foi uma resposta a tentativa de intimidação feita pela Saneouro em conjundo com a PM. Foto: Banco de Dados AND

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin