Curso ensina como tratar tema indígena nas escolas

Foto: Reprodução

Com inscrições abertas até o próximo dia 21, será realizado on-line um curso de extensão entre outubro e dezembro cujo tema será História, Cultura e Mobilizações Indígenas na Sala de Aula.

Professores ouvidos por AND consideraram “muito útil” a realização de tal curso.

Juciene Ricarte Apolinário, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, Paraíba), que será uma das professoras da extensão, disse anos atrás, num artigo, que existe uma grande dificuldade em abordar corretamente a questão indígena nos centros de educação no país.

“(É preciso que se saiba que) o Brasil é constituído por uma diversidade étnica e não por um chamado ‘índio genérico’ ou melhor um protótipo de índio que foi mitificado nos espaços escolares e nos livros didáticos dentro da representação ultrapassada do ‘mito da democracia das três raças’ (branco, índio e negro)”, afirmou.

EM 1500, NA DITADURA, E HOJE

A primeira aula, em 22 de outubro, abordará “Indígenas na formação social brasileira entre os séculos XVI e XIX”. Os professores serão Martha Victor Vieira da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Cleonice Pankararu, liderança da Aldeia Cinta Vermelha, de Jundiba (MG).

A segunda, em 4 de novembro, abordará “A trajetória do indigenismo republicano no Brasil entre as décadas de 1890 e 1960”. Professores:Izabel Missagia de Mattos da Universidade Federal Rural do R. de Janeiro (UFRRJ) e Marina Monica de Freitas da PUC de MG.

A aula seguinte, em 18 de novembro, será sobre “A situação dos povos indígenas durante a ditadura militar (1964-1985) e suas lutas por direitos no limiar da Nova Republica”. Professores:Michele Reis Macedo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Douglas Krenak, cacique do povo Krenak de Minas Gerais.

Outra aula, em 2 de dezembro, abordará “Organização nacional, reivindicações políticas e sociais, e mobilizações dos povos indígenas na atualidade”. Professores: Taciana Begalli de Oliveira Ruellas da SEE de MG e Haroldo Heleno do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Leste e um representante da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, MG e ES (Apoinme).

A última aula, em 9 de dezembro, será sobre “História e temática indígena na sala de aula: a busca por um ensino decolonial”. Os professores serão:Juciene Ricarte da UFCG, Mirian Potiguara da Escola Akajutibiró/PB e Edson Kaiapó do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Informações úteis:

Serão 40 horas-aula e as inscrições serão apenas remotas, até o final da noite de 21 de outubro, junto ao site do Instituto Federal Sudeste de MG (Projeto de Extensão “Cultura e Consciência Afro-brasileira e Indígena na Sala de Aula e Para a Vida”), com esclarecimentos de dúvidas no e-mail: luiseduardo.oliveira @ ifsudestemg. edu.br

São promotores também do curso o Conselho Indigenista Missionário (Cimi Regional Leste, com e-mail: cimileste @gmail.com) e o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora/MG (SinproJF) 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin