Durante celebração em homenagem ao grande dirigente camponês Cleomar Rodrigues de Almeida, camponeses de Pedras de Maria da Cruz (Norte de Minas) também prestaram apoio à luta pela terra em Rondônia. Foto: Banco de Dados AND
Camponeses realizaram uma celebração à vida do dirigente camponês Cleomar Rodrigues de Almeida. A atividade ocorreu no município de Pedras de Maria da Cruz, norte do estado de Minas Gerais, e mobilizou camponeses da região que lutam pela terra.
A celebração ocorreu no dia 22 de outubro, na data em que se completaram 7 anos do covarde assassinato do dirigente da Liga dos Camponeses Pobre (LCP), Cleomar Rodrigues a mando dos latifundiários em Pedras de Maria da Cruz. Desde então, todos os anos, honrando sua memória, os camponeses realizam manifestações, marchas e atos em repúdio ao seu assassinato e em sua homenagem. Nessas ocasiões, os camponeses relembram a sua biografia e celebram sua imensa contribuição como destacado dirigente da LCP. Durante sua vida, Cleomar dedicou-se à luta pela terra para quem nela trabalha e pela construção da revolução democrática, agrária, antifeudal e anti-imperialista no Brasil, a serviço da Revolução Proletária Mundial.
Neste ano, depois de prolongada estiagem, a chuva agraciou a cerimônia que ocorreu na Área Revolucionária Cleomar Rodrigues de Almeida. Na véspera do evento, que ocorre todo ano, as massas camponesas reuniram-se para relembrar o marco construído em 2017, quando realizou-se a entrega dos certificados de Posse do Corte Popular para as 62 famílias. E no dia 24/10, ocorreu uma importante Assembleia. Nela, dirigentes da LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia, do Movimento Feminino Popular (MFP) e moradores da área, entre eles familiares do companheiro Cleomar, se pronunciaram e discutiram sobre a luta pela terra.
Camponeses se reuniram na Assembleia Popular para discutirem os rumos de sua luta. Foto: Banco de Dados AND
Assembleia Popular mobiliza camponeses
A Assembleia foi iniciada com os presentes entoando o hino “Conquistar a Terra”. Ao final, os camponeses levantaram as consignas: É terra, é terra, pra quem nela trabalha e viva agora e já a Revolução Agrária!, É morte, é morte ao latifundiário e burguês e viva o poder operário e camponês
A companheira do MFP ressaltou a importância de valorizar as conquistas da luta popular, em especial a camponesa, além de defender que todas as terras devem ser conquistadas pela Revolução Agrária e distribuída para aqueles que nela trabalham: os camponeses, quilombolas e indígenas. Em sua fala, a companheira também denunciou a situação de miséria, desemprego e fome nas grandes cidades, e afirmou que o companheiro Cleomar sempre encabeçou o trabalho de produção coletiva. A produção coletiva, explicou ela, é um dos pilares do Programa Agrário de Defesa dos Direitos do Povo (PADDP), capaz de unir os camponeses na luta pela produção e, nesse meio, avançar a sua consciência política. E deu como exemplo o Grupo de Ajuda Mútua do Mel e as obras e construções que realizaram melhorias nas áreas camponesas.
Um companheiro da LCP destacou a vida entregue à luta dos companheiros Cleomar Rodrigues e Renato Nathan, caracterizando-as como verdadeiros heróis do povo brasileiro. Em sua fala, o ativista camponês também ressaltou o Presidente Gonzalo, grande Chefe do proletariado internacional e destacou que ele foi homenageado recentemente pela Frente Revolucionária por ocasião de seu assassinato.
A Assembleia também fez uma moção de apoio à resistência dos camponeses das Áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira. Os camponeses do Norte de Minas se comprometeram a apoiar de maneira irresoluta a luta pela terra em Rondônia que está enfrentando e derrotando a Polícia Militar e a Força Nacional de Segurança. As forças repressivas do velho Estado realizam uma operação para despejar as famílias com um verdadeiro aparato de guerra, com 3 mil soldados, praticando agressões covardes, ameaças e humilhações contra as famílias e os moradores da região.
Por fim, os camponeses declararam que a memória do companheiro Cleomar Rodrigues segue viva na luta de todo o povo brasileiro por Terra, Água, Pão, Justiça e Nova Democracia!
Monumento construído por camponeses homenageando o dirigente da LCP Cleomar Rodrigues. Foto: Banco de Dados AND