Lançada no segundo semestre de 2020, obra do escritor Igor Mendes está concorrendo ao maior prêmio da literatura brasileira. Foto: Banco de Dados AND
O romance Esta indescritível liberdade, de Igor Mendes, concorre como finalista no Prêmio Jabuti 2021 na categoria Juvenil. O Prêmio Jabuti é o maior prêmio da literatura brasileira e a cerimônia que apresentará o vencedor se dará no dia 25 de novembro. A obra concorre com outras nove.
Lançado em 2020, Esta indescritível liberdade marca a apresentação do escritor Igor Mendes no terreno do romance. Ambientado em primeira pessoa, a obra conduz o leitor ao universo de um jovem do subúrbio carioca que passa por brigas, amizades, amores e ódios próprios de uma época em que tudo é movimento. Entre experiências passadas e presentes, o livro percorre os dilemas de um jovem de um País às vésperas de grandes manifestações, as Jornadas de Junho de 2013.
Com um prefácio escrito pelo filósofo Vladimir Safatle, o livro foi editado pela editora Faria e Silva edições. Esta indescritível liberdade está também disponível para compra desde o segundo semestre de 2020 na loja de AND.
Compre agora: Esta indescritível liberdade - Igor Mendes
A obra deve contar com um lançamento presencial nos próximos meses. O evento, que será ainda divulgado, terá cobertura do AND. Um lançamento virtual já foi realizado em 9 de julho e pode ser acessado aqui.
Escritor e ativista político, Igor Mendes tem construído um promissor trajeto na literatura. Seu primeiro livro foi A pequena prisão, que trata sobre o período em que esteve no complexo prisional de Bangu, após ser perseguido político e preso pela razão de ter participado das manifestações de Junho e Julho de 2013. Sua segunda obra, Resistir é preciso, é um cordel que trata sobre as manifestações populares.