Abrapo e Cebraspo realizam lançamento do Relatório da Missão de Solidariedade e Ato de desagravo à Dr. Lenir Correia

Na próxima terça-feira, dia 14 de dezembro, acontecerá no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro o ato público contra a criminalização da advocacia em defesa do povo e da luta pela terra em Rondônia, em conjunto com o lançamento do relatório da Missão de Solidariedade às Áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira. 

Organizado pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) e a Associação Brasileira de Advogados do Povo Gabriel Pimenta (Abrapo), o ato terá início às 18 horas e contará com a presença da Dra. Lenir Correia e de diversas entidades que constituíram a Missão. As organizações convidam todos os democratas e demais apoiadores das lutas populares, particularmente a luta pela terra no Brasil, a participarem da atividade. 

Ato de desagravo à Dr. Lenir Correia

A advogada popular Dra. Lenir Correia, membro da Abrapo, atua destacadamente na defesa do direito dos camponeses no estado de Rondônia, e em particular dos moradores das Áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira. 

No dia 23 de novembro, em meio a uma série de operações de busca e apreensão contra diversos camponeses e apoiadores da luta pelo direito à terra, compondo mais um episódio da campanha do velho Estado de sua perseguição política e criminalização, a advogada teve sua residência invadida e materiais de trabalho apreendidos pela polícia, como notebook, celular e agendas, contendo dados íntimos e sigilosos de seus clientes.

As entidades afirmam que esta ação “representa uma grave violação das prerrogativas da advocacia e dos direitos dos defensores do povo, este que também sofre a negação de seu direito de defesa a partir da criminalização de seus advogados”.

Leia também: RO: Polícia invade casa de advogada em nova onda de ataques à luta pela terra

Lançamento do relatório da Missão de Solidariedade

Nos dias 25 a 27 de outubro, ocorreu a Missão de Solidariedade às Áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira, que contou com a participação de cerca de 20 entidades democráticas e mais 40 apoiadores. 

Diante do cenário da escalada de violações aos direitos do povo, a Missão tinha como objetivo  romper o silêncio e denunciar o cerco montado pelo velho Estado, assim como as demais violações que ocorrem contra os camponeses em luta pela terra naquela região do país. 

Como mais um passo desta missão, as entidades promovem agora um ato público para o lançamento do relatório que visa fazer repercutir por todos os meios não apenas os ataques contra os camponeses, mas também sua resistência heróica diante do aparato de guerra estabelecido para combater o avanço da luta pela terra no Brasil. 

“A resistência dos camponeses, com o suporte da realização da Missão, viabilizou o cumprimento da decisão do STF de paralisação da reintegração de posse e retorno dos camponeses à Área, onde a polícia buscou impedir a todo custo que os camponeses retornassem aos seus lotes”, afirmam as entidades.

Leia também: O papel da Missão de Solidariedade à Área Tiago dos Santos [Vídeo]

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin