RJ: Governador Cláudio Castro ordena destruição de casas e remoção de 800 famílias do Jacarezinho

Governador reacionário Cláudio Castro pretende destruir casas e despejar 800 famílias da favela do Jacarezinho, na zona Norte do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.

O Governador, Cláudio Castro, ordenou a demolição de casas e a remoção de 800 famílias da favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio. As medidas fazem parte da Operação Cidade Integrada, programa com objetivos higienistas e que visa elevar a militarização de favelas do Rio de Janeiro, lançado em janeiro pelo governador reacionário.

As remoções devem ocorrer no segundo semestre do ano. Porém, desde já as massas se organizam para lutar contra o despejo realizando denúncias e convocando manifestações. Nos últimos anos, milhares de famílias enfrentaram o despejo criminoso de suas casas. Os despejos atenderam aos interesses de mega empresários e do próprio governo reacionário do Rio de Janeiro.

Com a medida de despejar famílias como parte da Operação Cidade Integrada, Cláudio Castro Castro segue os passos de seus antecessores Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, e também do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, que na época dos megaeventos ordenaram diversos despejos, destruição de casas e comunidades inteiras, além de promoverem operações policiais genocidas.

Moradores estendem faixa em rua da favela para exigir respeito e o fim das invasões de residências promovidas por militares. Foto: Reprodução.

Dessa vez, a desculpa do velho Estado para efetuar os despejos é a de que realizará obras de infraestrutura na comunidade. Contudo, as massas estão rechaçando a justificativa dada pelo governador. Isso acontece justamente pois ainda está presente na memória destas, os crimes e abusos cometidos nas remoções passadas. Em todos os casos antecedentes, famílias sofriam chantagens e coações para aceitar a proposta de remoção de suas casas. Muitas famílias resistiram, exigindo o fim das ameaças de remoções.

Uma das maiores cidades do Brasil, o Rio de Janeiro possui um histórico grande de limpeza social de áreas centrais e periféricas da cidade. Um exemplo que retrata essa prática histórica das classes dominantes na localidade foi quando a vinda da corte imperial portuguesa para o Brasil em 1808, obrigou mais de 10 mil casas de famílias que viviam nas áreas centrais a sair de suas casas. As localidades foram reservadas para que os membros da nobreza portuguesa pudessem ocupá-las. As famílias foram expulsas de suas casas e obrigadas a viver desprovidas de qualquer infraestrutura em áreas periféricas e mais afastadas da cidade.

Policiais militares patrulham ruas do Jacarezinho em meio a "Operação Cidade Integrada". Foto: Bruno Itan 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin