BA: Camponeses ocupam terras em Itagimirim e resistem a despejo

No início de 2022, famílias camponesas ocuparam um latifúndio em Itagimirim, município localizado no extremo sul da Bahia. A área em questão pertencia a prefeitura e desde 2015 havia sido destinada à construção de casas populares, porém após sete anos o local permanecia sem uso.

Em 07 de fevereiro, resistindo com vigor a uma tentativa de despejo levada a cabo pela Polícia Militar, os camponeses organizados pelo Movimento Resistência Camponesa (MRC) demonstraram disposição em permanecer no local e tornar aquelas terras úteis e produtivas.

Camponeses resistem a despejo e denunciam que há 7 anos prefeitura detém a posse do local e nunca implementou moradias conforme havia definido. Foto: Reprodução

A promessa nunca cumprida

No ano de 2015, a prefeitura municipal de Itagimirim recebeu por meio de doação uma área de aproximadamente 18 hectares. Segundo o Programa de Habitação Municipal (PHM), o antigo latifúndio deveria ser convertido em 904 lotes de terra de cerca de 200 metros quadrados. 

Uma lista de beneficiados com os lotes chegou a ser divulgada em dezembro daquele ano, mas a prefeitura não realizou as construções, nem ao menos preparou infraestrutura (água, rede de esgoto e eletricidade) e a área recentemente ocupada, permaneceu inutilizada. 

Segundo informações do portal Bahia40graus, o atual prefeito da cidade, Luizinho/Podemos pretendia instalar uma indústria em parte do local destinado às residências.

Leia também: BA: Camponeses em luta pela terra botam 'seguranças' para correr; assista o vídeo

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin