MG: Moradores protestam contra despejo e exigem moradias

Moradores fecham rodovia contra operação de despejo da prefeitura de Belo Horizonte. Foto: Edésio Ferreira

No dia 22 de fevereiro, trabalhadores fecharam com barricadas de pneus incendiados os dois sentidos da via expressa conhecida como Anel Rodoviário, localizada na saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro e Vitória. Os manifestantes são moradores do bairro Vila Santa Maria e lutam contra despejos promovidos pelo prefeito da capital de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD).

O protesto começou por volta das 5h da manhã, na altura do quilômetro 4, próximo ao Bairro Betânia. O ato contou com a participação de cerca de 50 moradores, dos quais estavam presentes famílias inteiras, inclusive crianças e idosos. Os moradores lutam contra o despejo de 120 famílias que moram há mais de dez anos em uma ocupação localizada no bairro, que fica na região oeste de Belo Horizonte.

Durante o ato, os moradores denunciaram que fiscais da prefeitura e guardas municipais foram até os locais e notificaram os moradores sobre o despejo e deram o prazo de até o dia 23/02 para que os moradores deixassem suas moradias e pertences conquistados ao longo de anos. Os serviçais da prefeitura também apreenderam materiais de construção dos moradores. Contudo, os moradores afirmam que os fiscais não apresentaram nenhuma ordem judicial para o despejo, ressaltando que operações como essa foram suspensas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante o período da pandemia.

"Éramos 120 famílias. A prefeitura desapropriou cerca de 80 de maneira não oficial. Muitas viviam aqui há muitos anos. Outras, vieram para cá durante a pandemia, pois perderam a renda. A prefeitura, de qualquer forma, quer nos tirar daqui sem nenhum amparo – nem bolsa aluguel, nem casa, nem nada. Eles apenas mandam a fiscalização e a Guarda Municipal e dizem que temos que sair", contou o morador Samuel Pereira da Costa, de 50 anos.

A falta de moradia digna é a realidade de 56 mil famílias da cidade de Belo Horizonte. Porém a prefeitura estima que outros 10 mil habitantes estão morando em ocupações mais recentes e não inseridas na contabilização.

Moradores exigem moradia durante ato em Belo Horizonte. Foto: Ailton do Vale

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin