RJ: Estudantes do Colégio Estadual Tim Lopes protestam contra falta de ar-condicionado nas salas de aula

Alunos protestam exigindo ar-condicionado para salas de aula do Colégio Estadual Tim Lopes, no Complexo do Alemão. Foto: Banco de Dados AND

No dia 14 de março, estudantes do Colégio Estadual Tim Lopes, localizado no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, realizaram um combativo protesto contra a falta de ar-condicionado nas salas de aula, problema que acontece desde o início do período letivo no colégio.

Dezenas de estudantes se concentraram na entrada da escola e se manifestaram contra a situação insalubre a qual os alunos e professores estão passando dentro das salas de aula durante o período de altas temperaturas do verão carioca.

A falta do ar-condicionado aconteceu pela ocorrência de roubo de fios de energia do segundo e terceiro andar do colégio, algo cada vez mais recorrente nas áreas mais pobres da cidade do Rio por conta do aumento da miséria, fome e também da crescente inflação que leva ao aumento do custo de vida para todo o povo. O primeiro andar do colégio ainda conta com energia elétrica, entretanto, mesmo com o clamor dos professores e alunos, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc) não têm dado respostas sobre a manutenção da rede elétrica do colégio, essencial para que as aulas continuem ocorrendo.Dessa forma, a  Seeduc age com negligência, pois se recusa a fornecer manutenção essencial para que os alunos continuem tendo garantido o seu direito a estudar e a aprender.

Os alunos denunciam que o calor intenso tem feito com que muitos estudantes e professores passem mal dentro das salas de aula extremamente quentes, muitos professores mostraram dificuldades em dar aulas por conta das condições insalubres de trabalho.

No dia 10 de março, os professores e estudantes já haviam feito uma paralisação em protesto contra a falta de ar-condicionado. Na parte da tarde, vários alunos e professores paralisaram e deixaram o colégio, além de elaborarem um abaixo-assinado dirigido à Seeduc exigindo o reparo do sistema de climatização do colégio, que contou com centenas de assinaturas. Apesar de ter sido enviado à Seeduc, até o momento de publicação desta notícia, os alunos não obtiveram nenhuma resposta.

O protesto ocorrido no dia 14 de março durou cerca de 1h. Participaram do ato dezenas de alunos e transeuntes que passavam pela região. As denúncias foram feitas com o auxílio de um megafone. 

O Comitê de Apoio - Rio de Janeiro (RJ) esteve presente no protesto prestando apoio aos estudantes e colhendo relatos da situação do colégio.

Estudantes e professores estão tendo dificuldades durante as aulas por conta do intenso calor. Foto: Banco de Dados AND

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin