RO: Indígenas realizam protestos exigindo serviço de saúde

Dezenas de indígenas da etnia Karatiana, Karipuna e Kassupa, realizaram protestos contra a precarização da assistência médica às famílias indígenas promovida pelo velho Estado. As manifestações ocorreram em frente a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), localizada na capital Porto Velho no estado de Rondônia. O primeiro protesto teve início no dia 1 de abril.

Segundo denúncias dos indígenas, no polo de atendimento médico da Casai faltam profissionais para realizar o atendimento médico e nos atendimentos diários faltam plantonista e técnico de enfermagem. Os manifestantes também relataram a falta de medicamentos na unidade.

Os indígenas constatam a preocupação dos pacientes que dependem de tratamento oncológicos e atendimento constante e especializado. Entre as reivindicações das comunidades está a readmissão da funcionária da saúde que trabalhou por cerca de 11 anos e atendimento às aldeias. 

Diante da resistência dos indígenas em protesto, um representante do velho Estado afirmou que até o dia 06/04 às exigências e pautas reivindicadas pelas comunidades indígenas seriam “estudadas” e posteriormente atendidas. 

A promessa não foi cumprida. No dia 11/04, às comunidades indígenas unidas na luta pelo direito ao serviço de saúde, voltaram a se manifestar na frente da sede da Casai, exigindo que as reivindicações sejam atendidas.

O polo da Casai em Porto Velho é responsável em atender 350 indígenas de oito povos diferentes. Entre eles estão o povo Karitiana que fica localizado em uma área a 100 km de Porto Velho e havia sido considerada pelo antropólogo Darcy Ribeiro extinto em 1957.

Povos indígenas se unem em Porto Velho contra precarização da saúde pública. Foto: Reprodução

Abandonados à própria sorte, povos indígenas lutam pelo direito à saúde

No ano de 2019, os povos indígenas protestaram contra a decisão efetivada sob a gerência Jair Bolsonaro pela municipalização da saúde indígena. Segundo lideranças, essa decisão afeta diretamente o atendimento nas comunidades, visto que a maioria dos municípios não têm condições de subsidiar nem de garantir o atendimento à saúde aos indígenas.

A situação da saúde indígena agravou-se ainda mais recentemente desde o início do governo reacionário de Bolsonaro e generais, que aprofundou o genocídio dos povos indígenas durante a pandemia da Covid-19.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin