"III Mostra Internacional de Violas D'Arame do Brasil Edição Minas/Portugal"

Começa quinta-feira, 25/03, e vai até sábado, 27/03, a III Mostra Internacional de Violas D'Arame do Brasil Edição Minas/Portugal, evento online idealizado pelo violeiro, cantor e compositor Chico Lobo, entrevistado na edição 29 do AND, com transmissão através do seu canal no YouTube. "Uma Mostra de grande importância histórica, cultural e social, que demonstra e discute as raízes tradicionais e a contemporaneidade da viola, com conferência, concerto e oficina. Uma partilha de culturas pelas cordas das violas de arame, já com duas edições realizadas no Brasil uma em 2015 e a outra em 2016 — nos moldes do que já acontece desde 2009 em Portugal. E, justamente, neste ano peculiar onde a pandemia da Covid-19 atingiu todo mundo, realizar o III Encontro de Violas de Arame do Brasil - em ambiente digital já é em si uma novidade, tanto quanto, a proposta de realizar uma edição especial que promoverá um encontro das violas portuguesas, especificamente, com as violas de Minas Gerais — visto que este estado brasileiro, além de ser considerado 'celeiro' de grandes violeiros, foi o primeiro a reconhecer os Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da viola como seu Patrimônio Cultural Imaterial em 14 de junho de 2018. Nessa III Edição, Chico Lobo, proponente das duas primeiras mostras no Brasil, como anfitrião receberá os artistas portugueses Pedro Mestre (Viola Campaniça - Alentejo), Rafael Carvalho (Viola da Terra - Açores) e Roberto Moniz (Viola de Arame – Ilha da Madeira); dos violeiros de Minas Gerais, Wilson Dias, Rodrigo Delage e Fernando Sodré. Sem dúvida será, mais do que uma simples mostra, um reforço a preservação cultural, como referência de pesquisa e memória às futuras gerações. No evento, são demonstradas as diferenças estruturais, sonoras e culturais de cada instrumento, uma promoção ao intercâmbio musical e educativo através dos momentos oferecidos pela mostra – desde sua abertura até as apresentações musicais e dos workshops, dos artistas e seus respectivos instrumentos", apresenta a assessoria do evento.

Programação: 25/03, às 19:30h: Live Abertura com a presença de todos os violeiros; 26/03, às 18h: Show dos violeiros - Chico Lobo (MG), Roberto Moniz (PT), Rodrigo Delage (MG), Rafael Carvalho (PT), Wilson Dias (MG), Pedro Mestre (PT) e Fernando Sodré (MG); 27/03, às 17h:  Palestra /Oficina com os violeiros.

Endereço: https://www.youtube.com/chicolobooficial

Live de abertura: https://www.youtube.com/watch?v=ATpLEe_lIUU

Foto: Divulgação do evento

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro