Estudantes bloquearam uma das rodovias mais movimentadas do país, a Rodovia Presidente Dutra (BR - 116), em Guarulhos (SP), como parte das manifestações nacionais de 23 de novembro convocadas pela Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ExNEPe).
Por volta de 7 horas da manhã, os estudantes incendiaram uma barricada de pneus em chamas, juntamente com uma faixa escrito Abaixo a Privatização do Ensino Público, mostrando que não aceitarão as medidas dessa gerência reacionária de Temer (PMDB) e sua quadrilha contra a gratuidade do ensino público.
Mais tarde, por volta das 18 horas, outra manifestação ocorreu na porta da Universidade Universidade federal de São Paulo (UNIFESP) de onde caminhou até o Shopping Bonsucesso, local bastante movimentado. Os manifestantes entoaram palavras de ordem contra a privatização das universidades e a falsa regulamentação da profissão do pedagogo, juntamente com a distribuição de panfletos e a bandeira da ExNEPe erguida. Também foi realizada uma agitação dentro do Terminal Pimentas com o objetivo de informar os trabalhadores da atual situação de precarização das universidade públicas do país. A manifestação recebeu amplo apoio da população.
Marcaram presença nos atos dezenas de estudantes, além de movimentos democráticos como o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), a Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR), dentre outros. Assim, mesmo com o boicote dos partidos eleitoreiros que compõem a UNE, os estudantes atenderam ao chamado da ExNEPe e fizeram um histórico 23/11.