
Com informações da agência Repórter Brasil
Os pataxó que vivem no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, têm resistido a expansão do setor hoteleiro, em uma região conhecida pelo turismo praieiro. Nos últimos anos, os indígenas vêm avançando na retomada de seus territórios tradicionais, enfrentando as tentativas de despejo pelo judiciário e os ataques de capangas a serviço de latifundiários e grandes empreendimentos imobiliários e turísticos.
Segundo denúncias dos indígenas à reportagem da agência Repórter Brasil, a construção de novos hotéis têm causado a destruição de aldeias e o despejo das famílias pataxó.
Uma das atrações oferecidas pelo setor turístico da região que desaloja os pataxó é – ironicamente – a encenação histórica do contato entre indígenas e portugueses em 1500, já que foi nesta área, conhecida como “costa do descobrimento”, que os colonizadores invasores desembarcaram pela primeira vez no que viria a ser o Brasil.
NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.
Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.
Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.
Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui