México: Ativista político Roque Coca Gómez é libertado

Após permanecer nove dias na prisão de Santa Maria Ixcotel Roque Coca Gómez, ativista político, foi libertado no dia 03/05 graças à luta popular. Quem expediu a ordem de soltura foi o juiz do Terceiro Distrito do estado de Oaxaca. Roque foi detido arbitrariamente em 24/04 por agentes da Procuradoria Geral da República (PGR).

O ativista, que teve sua primeira prisão injusta em 07/06 de 2015, junto com outros 86 manifestantes, responde por um processo por participar de uma combativa marcha contra as “Reformas Estruturais”. Na ocasião, os manifestantes, junto a outras centenas, denunciaram a farsa eleitoral mexicana e exigiram esclarecimentos a respeito do desaparecimento dos 43 estudantes de Ayotzinapa.

Todos os manifestantes foram detidos na ocasião do protesto sob a alegação de praticarem crimes de terrorismo e portarem explosivos, entretanto, não há evidências para este fato, demonstrando a irregularidade do processo e a perseguição política contra os ativistas.

Em nota a Corrente do Povo Sol Vermelho descreve sua saudação e comemora a liberdade do companheiro Roque Coca Gómez, e repudia as medidas do poder judiciário em manter o processo contra os manifestantes ante as irregularidades constatadas desse.

“Saudamos a libertação do camarada Roque Coca Gómez, reconhecemos sua determinação inabalável de lutar e de sua família. Continuamos denunciando a atitude perversa do juiz do Terceiro Distrito ao manter nossos companheiros detidos vinculados ao processo em 7 de junho de 2015, apesar da evidente falta de elementos para fazê-lo.”, conclui.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin