'Não é só pelos 23!' Combatividade marca 1º grande ato político

Mais de 600 pessoas participaram de um grande ato político de repúdio à condenação dos 23 presos políticos, à criminalização do protesto popular e à intervenção militar no Rio, no dia 24 de julho, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), centro do Rio de Janeiro. Mais de 100 entidades de todo o mundo enviaram pronunciamentos em solidariedade. Estiveram presentes também as mães vítimas de violência Bruna Silva (mãe de Marcos Vinicius, 14 anos, executado na Maré) e Gláucia dos Santos (mãe de Fabrício dos Santos, executado no Chapadão na virada do ano de 2013 a 2014).  

A manifestação repudiou a condenação do juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal da capital do Rio de Janeiro, por sentenciar os manifestantes e ativistas a até 13 anos de prisão em regime fechado pelos protestos contra a roubalheira de Sérgio Cabral, a Copa da Fifa e a farsa eleitoral.

Os organizadores ressaltaram ainda que a campanha que iniciou-se com o evento político tem um propósito ainda maior: repudiar e combater a criminalização da juventude combatente dentro do contexto do índice alarmante do aumento dos assassinatos no campo, da execução de Marielle e da intervenção militar que multiplicou as chacinas da população empobrecida no Rio. O ato também prestou falas de apoio a Caio e Fábio, julgados pela morte acidental de um cinegrafista, e a Rafael Braga.

Um vídeo completo com as intervenções e as denúncias será publicado muito em breve em nosso Portal.

Foto: Ellan Lustosa/AND

Foto: Anderson Freitas

Foto: Ellan Lustosa/AND

Foto: Ellan Lustosa/AND

Foto: Ellan Lustosa/AND

Foto: Ellan Lustosa/AND

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin